Qual a diferença entre Marketing Tradicional e Marketing Digital

O post de hoje, abordará como as estratégias de Marketing Digital estão sendo banalizado e muito confundidas com o universo de Marketing, ou seja do que é a essência e tudo o que abrange: suas ferramentas, praticas e métodos.

Para tanto é interessante conceituarmos e identificarmos a diferença entre um e outro:

Segundo Philip Kotlher, Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro. 

Já o Marketing Digital é  o conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca na internet. Difere-se da propaganda tradicional por envolver o uso diferentes canais online e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real. Dentre as suas principais estratégias estão o SEOInbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

Ultimamente, é comum nos depararmos com insistentes abordagens utilizadas por agências de marketing web, insinuando ser esta a ferramenta definitiva para alcançar o sucesso na divulgação de produtos e serviços. Sem dúvida, é a ferramenta ideal quando pensamos em estratégia digital, porém há outros fatores que determinam a eficiência do marketing em seu âmbito maior.

Sabemos, por experiências anteriores, que a fórmula do sucesso do marketing é a mesma do seu fracasso. E como isto é possível? Simples, adotar a mesma estratégia vencedora de uma outra empresa, poderá não surtir efeito em outras organizações.

Tudo isso porque o mesmo não deve ser restrito apenas à divulgação. Deve levar em conta todas as variáveis que influenciam no comportamento de compra do seu mercado-alvo.

Como exemplo, podemos citar situações onde a campanha on-line consegue aumentar o tráfego em um site ou loja virtual, mas o índice de conversões, ou seja, de vendas consolidadas não acompanha o aumento do número de visitantes.

Este é um caso típico de falha na avaliação das variáveis mercadológicas. Portanto, antes de investir nas mirabolantes táticas de divulgação on-line, busque uma compreensão, não apenas como forma de divulgar sua empresa, produto ou serviço, mas como uma poderosa ferramenta de gestão empresarial, que envolve também pessoas, processos e comportamentos.

Profissionais dessa área que respeitam e se interessam em ajudar os clientes são aqueles que, antes de sugerir estratégias de marketing on-line, fazem uma análise criteriosa de todas as variáveis mercadológicas, dentre as quais podemos citar: Produto (ou serviço), preço, distribuição, promoção e pessoas, além de outras como: cultura, legislação, concorrência, comportamento, consumidor, etc.

A este pacote de serviços, damos o nome de Diagnóstico de Marketing, onde todas as variáveis são analisadas criteriosamente e ordenadas num cenário completo, que possibilita a adoção da estratégia mais adequada ao seu negócio. Empresas de sucesso se fazem com estratégias bem sucedidas.

E, a despeito do que muitos pensam, isso não é exclusividade de grandes empresas. Pequenos e médios negócios também podem usufruir de tais serviços junto a consultorias especializadas, sem a obrigatoriedade de gastar fortunas em recursos, nem contratar funcionários especializados. Porém, antes de buscar uma consultoria nessa área, atentem bem à formação e ao perfil dos consultores responsáveis.

A Múltiplas Soluções conta com profissionais experientes e com grandes conhecimentos em Marketing para ajudar a sua empresa a vender e divulgar adequadamente seus produtos e serviços. Garanta que sua empresa tenha o produto/serviço certo, pelo preço certo, para o consumidor certo, no lugar certo e na hora certa. Entre em contato conosco.

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