O que faz uma Consultoria Empresarial?

O que faz uma Consultoria Empresarial? Para muitas empresas o serviço de empresa de consultoria é ainda uma grande incógnita. A maioria pensa que contratar uma consultoria é somente para grandes empresas ou mesmo empresas que estão falindo, pois entende-se que seria a última opção.

O que é Consultoria Empresarial?

Vemos o que significado de Consultoria empresarial a luz de Orlickas, 1998:

“Consultoria é o fornecimento de determinada prestação de serviços, em geral de um profissional qualificado e conhecedor do tema, provido de remuneração por hora ou projeto, para um deteminado cliente.” Orlickas, Elizenda – Consultoria Interna de RH, conceitos, cases e estratégias – SP: Makron Books, 1998.

O conceito de consultoria empresarial se refere a uma atividade especializada onde um profissional qualificado e com ampla experiência no mercado, que orienta a partir de um diagnóstico (análise criteriosa) e prescreve (como um médico) sobre qual é a melhor forma de resolver o problema.

Para que você entenda melhor, vamos usar o exemplo do serviço de um médico. Quando você vai ao médico, ele te examina, diagnostica a sua doença e lhe indica qual remédio você tem que tomar para melhorar. Além disso, ele te orienta sobre quando e como tomar o remédio. Tem também o tempo de repouso que você precisará para ficar totalmente curado. Do mesmo modo, o consultor é um grande especialista para cuidar da saúde da sua empresa. Quando você busca serviço de consultoria para sua empresa, você esta buscando ajuda para identificar os problemas (dores) do seu negócio e após isso obter orientação de como é possível solucionar.

Tipos de Consultoria Empresarial

Mas não é só isso, da mesma forma que existe médicos de diferentes especialidades, do mesmo jeito existe consultorias especialistas em áreas distintas, como: consultoria de gestão empresarial, consultoria financeira, consultoria em marketing, entre outras áreas. Cabe a você, como empresário saber qual área esta precisando mais de uma consultoria. Vou te dar exemplo de algumas áreas de especialidade das consultorias:

  • Consultoria especializada em Gestão

Uma consultoria especialista em gestão empresarial pode te ajudar a entender melhor as necessidades da gestão do seu negócio, mapeando todo fluxo do processo operacional (workflow), identificar os gargalos ou lacunas do processo para então lhe ajudar a desenhar o melhor fluxo operacional. Além disso essa consultoria pode ajudar a profissionalizar a sua gestão, torná-la mais estratégia, redesenhar sua hierarquia para tornar sua empresa mais flexível, eficiente e menos burocrática, visando maior fluidez nos processos – do operacional a diretoria estratégica.

  • Consultoria em Marketing

O papel da consultoria em marketing é ajudar a você empresário a entender o ambiente em que a sua empresa está inserida, os desejos dos clientes e a forma de si diferenciar da concorrência e conquistar mercado, essas são algumas das atribuições das soluções de Marketing. Para tanto, a consultoria terá que usar todo know-how para entregar um serviço que de fato promova a sua marca e produtos no mercado, de maneira que aumente seu market share (fatia do mercado).

  • Consultoria em Vendas e Negociação

Esse tipo de consultoria é sempre bem vindo, pois qual empresa não quer estruturar e profissionalizar sua equipe de vendas para alavancar seus negócios e ter maior % de vendas fechadas. Geralmente essa área é uma das mais procuradas para treinamentos rápidos por empresas que trabalham com equipes de vendedores/representantes que lidam direto com outras empresas, é o chamado B2B (business-to-business).

Se trata de um processo de venda mais complexo com um fluxo onde começa na prospecção e termina no fechamento, para não dizer pós-venda que é também uma etapa bem importante. Desse modo esse consultor irá orientar sue equipe comercial sobre as melhores práticas de como atrair o cliente, elaborar uma proposta, apresentação e técnicas de negociação. Assim você terá mais êxito no CRM e melhores resultados em vendas.

  • Consultoria Segmentada (nicho especifico como consultoria em turismo)

Se trata de uma empresa de consultoria segmentada no core business do negócio (área fim da empresa cliente), em um ramo especifico da cadeia produtiva, que pode ser consultoria em turismo, ou em A&B, logística, comércio exterior, etc. Ou seja, essas consultorias escolheram como estratégia, centralizar seu foco em apenas um nicho de mercado e com isso muitas vezes até apresentam melhores e especificas soluções por conhecerem de fato o mercado em que os clientes delas atuam.

O conceito mais bonito e singelo, esta nas belas palavras de Peter Becker “A consultoria em sua melhor forma é um ato de amor: o desejo de ser genuinamente útil aos outros. Usar o que sabemos, ou sentimos, ou sofremos no caminho para diminuir a carga dos outros.” Isso é para nós o que nos move a cada dia para fazermos o melhor!

Bem, de um modo geral, acredito que conseguimos esclarecer as principais características de um trabalho de consultoria e se você percebeu que sua empresa precisa de algum desses serviços, acesse nosso site e conheça as soluções que temos nas áreas de gestão empresarial, marketing, vendas, palestras treinamentos e consultoria em turismo. Acesse e saiba mais: https://multiplassolucoes.com.br/servicos/



Author: Marcos Alves
Formado em Administração com grande experiência no mercado de gestão de negócios, marketing e turismo, tendo em sua trajetória executado vários cargos em gestão em organizações, como: O Melhor da Vida (Marketing e Eventos), Designer Tours, CVC, Marsans. Sócio- fundador da Supremo Digital (empresa de marketing e comunicação digital) e da Múltiplas Soluções. Já atuou como professor de administração e turismo em escolas como Unicsul, Senac, Objetivo e Sequencial. Atualmente é CEO da Múltiplas Soluções consultoria, consultor e palestrante nas áreas de gestão de negócios, marketing e turismo.

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