Como Treinar sua Equipe de Vendas

Nesse artigo você vai saber como treinar sua Equipe de Vendas para melhorar o atendimento, satisfação dos clientes e é claro, alavancar as vendas de sua empresa.

Se você líder ou gestor de vendas está buscando tendências em treinamento para vendedores, ou de alguma forma se relaciona com essa área comercial, provavelmente deve ter reparado algumas questões importantes:

  • Capacitar o time de vendas vem sendo uma atividade que ocupa cada vez mais o topo da agenda da maioria das organizações;
  • O conhecimento organizacional, e, por consequência, o treinamento de vendedores, é considerado uma das principais fontes de vantagem competitiva de uma empresa e;
  •  No mundo todo, estão sendo investidos milhões de dólares em treinamento e as ações de capacitação para vendedores têm absorvido a maior parcela desses gastos.

Desse modo, o treinamento da equipe comercial é um diferencial que a empresa pode adotar para superar as outras organizações, deixando o cliente satisfeito e alavancando as vendas.

Apesar de perceber a concorrência acirrada, muitas empresas não sabem como se comportar frente a essa situação e nem de que forma devem treinar os seus funcionários para que se sobressaiam na hora da venda, principalmente os vendedores B2B (ou vendas complexas ou de alto valor) .

Vamos dar dicas valiosas para te ajudar a treinar o seu time de vendas para atender bem o cliente, confira:

1- Como treinar o Time de Vendas para atender bem? 

Treinamento e atualização de ferramentas: tecnológicas e processos

Sempre existem oferta de treinamentos, workshops ou mesmo palestras fornecidas por parceiros ou mesmo entidades ou empresas de consultorias empresariais como o Sebrae, ACSP, Fecomercio, Endeavor ou a própria Múltiplas Soluções,  entre outras entidades que são fonte de grande conhecimento e novidades sobre estratégia comercial.

É importante lembrar que a internet fornece um universo informações, por isso, um diferencial do negócio é comentar para o cliente a respeito de fatos que ele não encontra em uma simples pesquisa no computador. Como aquele algo a mais do produto ou serviço com bom custo-benefício ou um serviço aliado a entrega da venda.

Para tanto, a importante fonte de atualização é  pós-venda feito com clientes ativos que já tem uma boa percepção dos seus produtos e que são fontes verídicas de informações para melhoria contínua.

2- Ofereça treinamento em formato de Cursos on-line

Fornecer aos vendedores treinamento em formato de cursos on-line é uma ótima opção para qualificá-los. Esse modelo de capacitação pode ser mais barato e ter um facilitador: o horário. Como o curso ocorre de maneira virtual, normalmente cada pessoa tem a liberdade para assisti-lo no horário que melhor se encaixar em sua rotina diária.

Esse benefício ao funcionário se torna uma grande vantagem para a organização também, pois ela não corre o risco dos profissionais estarem em curso no mesmo momento em que a agência tenha uma demanda grande de atendimentos.

Além disso, existem diversos assuntos a serem explorados, como atendimento ao cliente, planejamento estratégico, aumento de vendas etc. Cada área pode ser direcionada para a finalidade de cada colaborador dentro da organização.

3- Treinamento Interno da equipe de vendas

Uma dinâmica que foi bem colocada em prática ainda quando trabalhava como gestor com Marketing de Experiência, foi a de pesquisar e apresentar uma palestra falando sobre um produto ou mesmo como uma proposta diferente de abordar o cliente com técnicas de vendas.

Desse modo você acaba por disseminar o conhecimento de um colaborador para o outro, ainda de melhorar dicção, oratória e poder de persuasão de todos os vendedores.

 

4- Palestras e seminários

As palestras e seminários costumam trazer assuntos atuais. Por isso, dedicar um tempo dos funcionários a elas é uma excelente ideia para qualificá-los. Esse tipo de evento costuma ocorrer em um tempo mais curto do que os cursos, o que pode facilitar a rotina corrida da agência.

É possível dividir a equipe por assuntos e dias, e revezar a ida dos funcionários. O ideal é planejar para que em reuniões da empresa as informações que cada colaborador absorveu nas palestras sejam disseminadas entre todos os colegas, proporcionando assim uma maior vantagem competitiva à agência.

Plataforma on-line com materiais gratuitos

Criar uma plataforma compartilhada entre todos os profissionais é uma ideia que não demanda muito dinheiro e de fácil acesso, dentro ou fora da empresa. A finalidade desse meio de comunicação é que haja uma interação entre os membros da agência e a troca constante de informações.

Muitas vezes, durante o expediente, não há muito tempo disponível para que ocorram essas trocas entre um grande grupo, por isso, a plataforma pode ser uma boa ferramenta auxiliar.

A ideia é que todos os funcionários alimentem a plataforma com artigos, vídeos, posts de blog e redes sociais sobre todos os assuntos que sejam relevantes para a empresa. Esse treinamento “informal” não tem prazo para acabar, e deve ser nutrido e vivenciado diariamente.

Reuniões e discussões diretas

Grande parte das vezes, os gestores quebram a cabeça para encontrar maneiras de qualificar a equipe e oferecer ao cliente um bom serviço, que exceda as suas expectativas. Os cursos, palestras, seminários e treinamentos são ótimas opções para atingir esse objetivo, e a grande dica aqui é escutar os profissionais.

Muitas vezes, a empresa contrata um curso sem conversar com os colaboradores. Nesses casos, há um grande risco dos funcionários já dominarem o assunto que será tratado no curso ou, então, que ele não seja realmente relevante para a rotina de trabalho.

Por isso, o indicado é que haja reuniões e discussões diretas entre os gerentes e a equipe. A finalidade é que o planejamento de cursos e qualificações seja discutido em conjunto entre a empresa (que é a parte que vai proporcionar o conhecimento) e o profissional (que é quem vai receber e ser o responsável direto por colocar em prática).

Organize as reuniões dentro de certo período de tempo e decida, junto dos profissionais, quais são os principais temas que eles têm interesse em participar. É importante ressaltar que essas perguntas podem ter respostas individuais, então o gestor deve saber analisar as respostas e pesar o que é mais interessante para a empresa.

 

5- Alguns temas relevantes para o Treinamento da Equipe Comercial 

Por fim, para guiar você para um caminho mais claro, separamos alguns assuntos que podem ser focados e repassados nos treinamentos, para oferecer aos profissionais de vendas uma maior qualificação. Confira:

Atendimento ao cliente;

Técnicas de vendas;

Importância do pós-venda;

CRM e funil de vendas;

Dicção e oratória;

Comportamento em redes sociais;

Novidades digitais do mercado;

Aplicativos destinados a viagens.

Manter a empresa atualizada quanto às novidades do mercado é o primeiro passo para que ela tenha um lugar de destaque. A organização deve utilizar todos os meios que tem disponível a seu favor.

Investir em treinamento de equipe, então, não pode ser classificado como uma despesa e, sim, como um investimento que, com certeza, vai gerar retorno de médio a longo para a empresa. Além disso, os profissionais quando percebem que estão sendo treinados e valorizados tendem a trabalhar com maior dedicação e afinco.

6- Porque contratar uma Consultoria para Treinar  sua Equipe de vendas?

Somos especialistas em treinamento de equipes comercial e atendimento com grande expertise nessa área.

A Múltiplas Soluções atua de forma criteriosa para identificar a partir de um diagnóstico eficiente as necessidades de treinamento e competências a serem desenvolvidas, a partir disso isso elaboramos o treinamento personalizado para sua empresa.

Nosso diferencial entretanto, é que focamos em todo processo de treinamento, criar uma experiência única e memorável para o cliente, pois o mercado esta cheio de empresas fazendo a mesma coisa, vendendo os mesmos produtos e serviço e você para ser líder de mercado, precisa se destacar da maioria.

Para isso é preciso criar algo diferenciado que estimule os 5 sentidos do seu cliente (Marketing de Experiência ou Sensorial) , desse modo ele com certeza será fidelizado, pois você criou um vinculo emocional com ele.

Saiba mais sobre nossos treinamentos: https://multiplassolucoes.com.br/services/treinamento-de-equipe/



Author: Marcos Alves
Formado em Administração com grande experiência no mercado de gestão de negócios, marketing e turismo, tendo em sua trajetória executado vários cargos em gestão em organizações, como: O Melhor da Vida (Marketing e Eventos), Designer Tours, CVC, Marsans. Sócio- fundador da Supremo Digital (empresa de marketing e comunicação digital) e da Múltiplas Soluções. Já atuou como professor de administração e turismo em escolas como Unicsul, Senac, Objetivo e Sequencial. Atualmente é CEO da Múltiplas Soluções consultoria, consultor e palestrante nas áreas de gestão de negócios, marketing e turismo.

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