Como Treinar sua Equipe de Vendas – Profissionais do Turismo

Nesse artigo você vai saber como treinar sua Equipe de Vendas – profissionais do Turismo para melhorara o atendimento, satisfação dos clientes e é claro, alavancar as vendas da sua agência.

O turismo é uma área multidisciplinar em sua essência, só por esse fato já seria suficiente para que o treinamento de equipe para profissionais do turismo fosse continuo.  Agora quando analisamos o avanço das tecnologias e o aumento da concorrência, vemos que o mercado do turismo, assim como outras áreas,  também se tornado cada vez mais competitivo e instável.

Nesse cenário, o treinamento de equipe é um diferencial que a empresa pode adotar para superar as outras organizações e deixar o cliente satisfeito.

Apesar de perceber a concorrência acirrada, muitas agências e empresas de eventos do turismo não sabem como se comportar frente a essa situação e nem de que forma devem treinar os seus funcionários para que se sobressaiam.

Vamos dar dicas valiosas para te ajudar a treinar o seu time de vendas para atender bem o cliente, confira:

 

1- Como treinar o Time de Vendas para atender bem? 

Treinamento e atualização dos destinos

Todas as agências, mesmo que ofereçam diversas opções de destino, possuem aqueles que são o seu carro-chefe. Eles são os roteiros que mais atraem clientes e que mais fomentam vendas, por isso, merecem atenção especial.

Os funcionários precisam estar constantemente atualizados sobre todos os destinos e, principalmente, os que mais vendem. Oferecer cursos, portanto, com as novidades dos lugares é uma ótima maneira de mantê-los inteirados.

Sempre existem oferta de treinamentos, workshops ou mesmo palestras fornecidas pelas operadoras ou mesmo entidades do turismo como a ABAV, Braztoa, entre outras entidades que são fonte de grande conhecimento de destinos e novidades sobre o trade.

É importante lembrar que a internet fornece um universo informações, por isso, um diferencial da agência é comentar para o cliente a respeito de fatos que ele não encontra em uma simples pesquisa no computador. Como aquele hotel com bom custo-benefício ou um restaurante aconchegante com boa comida.

Para tanto, a importante fonte de atualização é  pós-venda feito com clientes que viajaram com sua agencia e que são fontes verídicas de informações. Sempre fazia isso quando era agente de viagens e isso foi meu diferencial, pois sempre repassava essas atualizações para outros clientes. Detalhe, fui um dos melhores vendedores de Europa sem nunca ter ido.

 

2- Ofereça treinamento em formato de Cursos on-line

Fornecer aos agentes de viagens treinamento em formato de cursos on-line é uma ótima opção para qualificá-los. Esse modelo de capacitação pode ser mais barato e ter um facilitador: o horário. Como o curso ocorre de maneira virtual, normalmente cada pessoa tem a liberdade para assisti-lo no horário que melhor se encaixar em sua rotina diária.

Esse benefício ao funcionário se torna uma grande vantagem para a organização também, pois ela não corre o risco dos profissionais estarem em curso no mesmo momento em que a agência tenha uma demanda grande de atendimentos.

Além disso, existem diversos assuntos a serem explorados, como atendimento ao cliente, planejamento estratégico, aumento de vendas etc. Cada área pode ser direcionada para a finalidade de cada colaborador dentro da organização.

 

3- Treinamento Interno da equipe de vendas

Uma dinâmica que foi bem colocada em prática ainda quando trabalhava em agências de viagens e também com Turismo de Experiência, foi a dinâmica de pesquisar e apresentar uma palestra falando sobre um destino especifico ou mesmo como uma proposta diferente de abordar o cliente com técnicas de vendas.

 

Desse modo você acaba por disseminar o conhecimento de um colaborador para o outro, ainda de melhorar dicção e poder de persuasão de todos os vendedores.

 

4- Participar de Fantur e Frantrip

Os funcionários podem e devem participar de todas as oportunidades de Fantur e Frantrips, convites de hotéis e operadoras ou mesmo se aproveitar das tarifas agentes para conhecer e vivenciar o que estão vendendo. Esse é o melhor jeito de vender para o cliente o destino de acordo com sua vivência no local, ainda pode compartilhar esse conhecimento com os demais colegas de trabalho.

 

5- Estabeleça parceria com os fornecedores

Outra dica é que os fornecedores podem e devem ser grandes parceiros das agências de viagens. As empresas responsáveis pelos serviços de hospedagem, por exemplo, podem fornecer treinamento sobre todos os hotéis que compõem a rede.

Essa ação é uma vantagem, que vai permitir à agência falar com mais propriedade sobre os hotéis oferecidos aos clientes. O mesmo vale para todos os outros serviços como passeios, seguro-saúde, locações de carros e qualquer outro que a empresa ofereça.

A dica é conversar com os fornecedores para, em conjunto, elaborarem as pautas mais específicas e, assim, repassar aos funcionários todas as informações relevantes, para que o serviço seja oferecido com qualidade e entendimento.

Os clientes percebem quando o vendedor fala com propriedade sobre determinado destino ou serviço, ou quando as informações são superficiais. Esse fator pode ser decisivo para fazer com que alguém feche com a agência ou não.

 

6- Palestras e seminários

As palestras e seminários costumam trazer assuntos atuais. Por isso, dedicar um tempo dos funcionários a elas é uma excelente ideia para qualificá-los. Esse tipo de evento costuma ocorrer em um tempo mais curto do que os cursos, o que pode facilitar a rotina corrida da agência.

É possível dividir a equipe por assuntos e dias, e revezar a ida dos funcionários. O ideal é planejar para que em reuniões da empresa as informações que cada colaborador absorveu nas palestras sejam disseminadas entre todos os colegas, proporcionando assim uma maior vantagem competitiva à agência.

 

Plataforma on-line com materiais gratuitos

Criar uma plataforma compartilhada entre todos os profissionais é uma ideia que não demanda muito dinheiro e de fácil acesso, dentro ou fora da empresa. A finalidade desse meio de comunicação é que haja uma interação entre os membros da agência e a troca constante de informações.

Muitas vezes, durante o expediente, não há muito tempo disponível para que ocorram essas trocas entre um grande grupo, por isso, a plataforma pode ser uma boa ferramenta auxiliar.

A ideia é que todos os funcionários alimentem a plataforma com artigos, vídeos, posts de blog e redes sociais sobre todos os assuntos que sejam relevantes para a empresa. Esse treinamento “informal” não tem prazo para acabar, e deve ser nutrido e vivenciado diariamente.

 

Reuniões e discussões diretas

Grande parte das vezes, os gestores quebram a cabeça para encontrar maneiras de qualificar a equipe e oferecer ao cliente um bom serviço, que exceda as suas expectativas. Os cursos, palestras, seminários e treinamentos são ótimas opções para atingir esse objetivo, e a grande dica aqui é escutar os profissionais.

Muitas vezes, a empresa contrata um curso sem conversar com os colaboradores. Nesses casos, há um grande risco dos funcionários já dominarem o assunto que será tratado no curso ou, então, que ele não seja realmente relevante para a rotina de trabalho.

Por isso, o indicado é que haja reuniões e discussões diretas entre os gerentes e a equipe. A finalidade é que o planejamento de cursos e qualificações seja discutido em conjunto entre a empresa (que é a parte que vai proporcionar o conhecimento) e o profissional (que é quem vai receber e ser o responsável direto por colocar em prática).

Organize as reuniões dentro de certo período de tempo e decida, junto dos profissionais, quais são os principais temas que eles têm interesse em participar. É importante ressaltar que essas perguntas podem ter respostas individuais, então o gestor deve saber analisar as respostas e pesar o que é mais interessante para a empresa.

 

7- Treinamento de Equipe Comercial para Profissionais de Turismo

Por fim, para guiar você para um caminho mais claro, separamos alguns assuntos que podem ser focados e repassados nos treinamentos, para oferecer aos profissionais do turismo uma maior qualificação. Confira:

 

Atendimento ao cliente;

Técnicas de vendas;

Importância do pós-venda;

Dicção e oratória;

Comportamento em redes sociais;

Destinos mais procurados;

Novidades digitais do mercado;

Aplicativos destinados a viagens.

 

Manter a empresa atualizada quanto às novidades do mercado é o primeiro passo para que ela tenha um lugar de destaque. A organização deve utilizar todos os meios que tem disponível a seu favor.

É importante estabelecer uma relação de parceria com os fornecedores, principalmente uma agência de viagem, que trabalha em conjunto com vários ramos do mercado, para proporcionar ao cliente final a experiência exatamente da maneira como ele sonhou.

Investir em treinamento de equipe, então, não pode ser classificado como uma despesa e, sim, como um investimento que, com certeza, vai gerar retorno para a empresa. Além disso, os profissionais quando percebem que estão sendo treinados e valorizados tendem a trabalhar com maior dedicação e afinco.

 

8- Porque contratar uma Consultoria para Treinar  sua Equipe de vendas?

Somos especialistas em treinamento de equipes comercial e atendimento com grande expertise nessa área. A Múltiplas Soluções atua de forma criteriosa para identificar a partir de um diagnóstico eficiente as necessidades de treinamento e competências a serem desenvolvidas, a partir disso isso elaboramos o treinamento personalizado para sua empresa.

Nosso diferencial entretanto, é que focamos em todo processo de treinamento, criar uma experiência única e memorável para o cliente, pois o mercado esta cheio de empresas fazendo a mesma coisa, vendendo os mesmos produtos e serviço e você para ser líder de mercado, precisa se destacar da maioria. Para isso é preciso criar algo diferenciado que estimule os 5 sentidos do seu cliente (Marketing de Experiência ou Sensorial) , desse modo ele com certeza será fidelizado, pois você criou um vinculo emocional com ele.

Saiba mais sobre nossos treinamentos: https://multiplassolucoes.com.br/services/treinamento-de-equipe/

 



Author: Marcos Alves
Formado em Administração com grande experiência no mercado de gestão de negócios, marketing e turismo, tendo em sua trajetória executado vários cargos em gestão em organizações, como: O Melhor da Vida (Marketing e Eventos), Designer Tours, CVC, Marsans. Sócio- fundador da Supremo Digital (empresa de marketing e comunicação digital) e da Múltiplas Soluções. Já atuou como professor de administração e turismo em escolas como Unicsul, Senac, Objetivo e Sequencial. Atualmente é CEO da Múltiplas Soluções consultoria, consultor e palestrante nas áreas de gestão de negócios, marketing e turismo.

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